segunda-feira, julho 27, 2009

Espaço para Festa


VISTA DO IATE CASABLANCA

TORRES DA CACHOEIRA

MARIA DO MAR

CAFÉ DE LA MUSIQUE

ALAMEDA CASA ROSA


ESPAÇO PARA FESTA

Depois de definida a Igreja, e já ter uma estimativa do número de convidados, já tem como ir pesquisando os Espaços para Festa. Vou postar uma tabela que eu fiz, porém do primeiro semestre, isso querdizer que talvez eu não esteja atualizada.

Importante perguntar: A bebida posso levar ou tem que consumir dái? O Bufê, posso contrata qualquer um ou já é definido a contratação de um especifico? Quantas pessoas comporta o salão? Até que horas pode o som alto (se não me engano, assim como Joinville, Floripa tem aquela lei municipal que estaelece som alto somente até as 4h da madrugada), mas há Espaços que ficam perto de residências, então estipulam um horario de no máximo 1h ou algo assim.

Aqui em Floripa tem para todos os gostos e bolsos... isso que é mais legal! Se vc quer de frente para o mar, se vc quer com a vista para lagoa, ou se vc quer num lugar perfeito, ou num lugar com AC, ou naquele clube que já são sócios.

  • Tem aqueles lugares top e perfeitos, nem tem o que se discutir, como Alameda Casa Rosa, Cafe De La Musique em Jurere, Mansão Styllus (em cima do morro da Lagoa).
  • Tem os clubes, que sempre oferecem uma boa infra-estrutura, como Paula Ramos, Astel, LIC, Elase, Lira.
  • Tem Paróquias que oferecem tm o salão, importante ficar atento ao espaço pensando na Decoração, muitas vezes, há muitos detalhes que precisam se "escondidos" o que no final encaresse a decoração.
  • Há as Associações, como do Banco do Brasil em Coqueiros, dos Engenheiros tmb em coqueiros, dos médicos na SC-401, e tmb dos Sargentos (acho que é isso, ali na Trindade).
  • E Hotéis, maravilhosos, como Maria do Mar, Costa Norte, Torres da Cachoeira, e por aí vai... Muita opção, muita mesmo!!!!
  • Gente, antes que eu esqueça.... Tem restaurantes tmb, como o LindaCap (excelente lugar, bem próximo a ponte Hercílio Luz) e Bate-Ponto (fica em Sto Ant de Lisboa, de frente para o mar; mas fiz algumas tentativas de contato e não obtive retorno, mas não custa tentar).
  • Já ia esquecendo do mais divertido, CasaBlanca Iate, é big perfeito (já tive a oportunidade de ir numa formatura), ele passa por debaixo das duas pontes e da ponte-mor (Hercílio Luz, bem pertinho de vc, num angulo totalmente diferente) e fica ancorado na Beira-mar, TUDO DE BOOOOM!

Mas eu tmb lembro que quanto antes melhor, se não vc vai cair numa bola de neve (tem data da Igreja, mas não tem data disponivel para salão!!!!!!). Tenho que admitir que no Continente, pesquisei pouco. Primeiro, pq eu moro na Ilha, então ficava mais na mão e segundo, que por esse motivo, eu conheço pouco da região. Mas, quanto a isso, prefiro aceitar idéias e sugestões das leitoras que conhecem melhor a região do continente. Ou um outro lugar paradisíaco aqui da nossa Floripa.

Espero que tenha ajudado. Até Breve =)

quinta-feira, julho 23, 2009

Lista de Convidados para o Casamento


LISTA DE CASAMENTO

Essa parte é bem delicada, beeeem díficil... A dica é...vc fazer uma lista e o seu noivo fazer outra, e depois trocarem uma idéia entre vcs e depois com seus respectivos pais. Porém a Lista é muuuuuito importante, porque é a partir daqui que já tem uma noção do tamanho da festa e se estará de acordo com o bolso ($$$$$). Visto que há muita diferença de valores de uma festa para 100 convidados de outra para 400 convidados, imagina só...

Mas, mesmo com o orçamento apertado vc quer convidar TODOS amigos e parentes possíveis... isso pode ser real (hehhe), basta planejar com antecedência... ir pagando em 10 ou 12 vezes (já soube de uma noiva que fez isso, vai ser AAAA festa, mas ela começou a pagar um ano e meio antes!!!!).

Para conseguir me organizar melhor... Peguei na internet algumas planilhas para lista de convidados (Ceia Calculator e Microsoft - confesso que a Ceia Calculator é melhor, apesar de ter modificado as cores e figuras), que já vai contabilizando o número de convidados total (automaticamente, bem ágil hehe!!!!) e até separando em adultos (homem e mulher) e criança (coloca-se como criança de acordo com o bufê, p ex, se consta que acima de oito anos paga inteira.. aí já pode contabilizar como adulto), fica mais fácil!!!!

Nos próximos post, quero colocar links para planilha de Chek-List!

quarta-feira, julho 22, 2009

Guia de Fornecedores





Essa dica é muito boa: Sites GUIA DE FORNECEDORES

Esses foram e são muito úteis para mim, através deles consegui acessar, conversar e contratar vários profissionais aqui de Florianópolis e região. E o bom, é que tem como ver o portifólio de cada profissional e ver eventos já realizados por cada um deles, assim dá para ter idéia de como funciona o trabalho. É ótimo, num só site, tem como encontrar praticamente tudo que se precisa.

São inumeras vantagens, mas vale lembrar que... Existe um custo para cada profissional poder estar com seus anúncios nesses sites, custo esse... que muitas vezes tem que ser repassado para o preço final do consumidor ou contrate, no caso, nós!

Então, sempre vale aquela regra: pesquisar muito! Ter vários orçamento, pesquisar trabalhos anteriores, analisar o trabalho pessoalmente (quando possível) e pechinchar :)

O CaseBem e ClicNoivos eram os únicos que eu conhecia até essa semana; quando descobri o AquiEuCaso.

Dê sua dica também!

segunda-feira, julho 20, 2009

Cerimônia Religiosa


Vou tentar explicar (mais ou menos) para as noivas ou futuras noivas que não tem noção nenhuma de como funciona os "tramites burocráticos" da Cerimônia Religiosa CATÓLICA (visto que, o espaço é aberto para pareceres de outras religiões... Com certeza, acrescentaria e enriqueceria nosso espaço. E confesso que tmb tenho curiosidade! Então, fiquem a vontade!), apesar que eu tmb não tenho tanta experiência em casamento (faz mto tempo que ngm me convida). Mas assim, aqui em Florianópolis e em outras regiões do estado, as Igrejas cobram uma taxa (pelo o que eu pesquisei, variou de 150 a 500 reais) e tem mais uma taxa para o Padre. Têm paróquias que já estipulam o valor a ser pago para o Padre; mas tem outras deixam para o Padre, que vc vai convidar para celebrar o casamento, decidir o valor a ser cobrado.

E se vc ou seu noivo não forem crismados? AAAh, não tem problema... Pois o único documento (dos 7 sacramentos) que é cobrado é a CERTIDÃO DE BATISMO. Esta, vc tem que solicitar na paróquia onde foi batizada, cerca de seis meses antes da data do casamento. E o dízimo????? Vc colabora com o que puder ou com o que quizer... E não pode esquecer do curso dos noivos, que na verdade, não é bem um cuuuuuuurso... é um dia, no máximo dois!

Depois que eu soube de tudo isso, eu fiquei mais tranquila! Porque se eu levasse em conta tudo que me falavam... nossa, parecia que ia dar muito trabalho organizar toda essa parte.

Tô adorando ser noiva "blogueira" e poder dividir essas e muito mais informações aqui desse momento tãoooo especial!!!!!!! Qualquer dúvida, sugestão... Contate-me!

sábado, julho 18, 2009

Primeiro Passo: Escolher a Igreja

Igreja Nossa Senhora das Necessidades - Sto Ant de Lisboa / Floripa

Depois do "SIM" dito...
Hora de escolher a Igreja!

Escolher a Igreja pode parecer uma tarefa fácil, mas se não for bem planejada... pode complicar tudo! A maior dificuldade é conseguir consciliar a data que vc já reservou na Igreja com a data do espaço para Festa. E pense tmb no tamanho da Igreja, quanto maior... mais arranjos... e o valor da decoração aumenta, claro :) Mas isso podemos discutir com mais atenção depois...

Tem pessoas que começam a organizar o casamento um ano antes; outras, faltando poucos meses. Isso depende de vários fatores, como tempo e dinheiro (hehe, coisas 'básicas').
Mas independente de quando vc está disposta a começar a ver todos aqueles DETALHIZINHOS, é importante saber:

  • Mês do CASAMENTO

Ter a noção, de qual estação do ano quer casar, ter um dia já estipulado, ou já ter em mente a data certa. Visto isso, é hora de dar o PRIMEIRO PASSO, ou seja, já deixar reservado a data do casamento. Aí, entra em cena:

  • Igreja do CASAMENTO

Aqui em Floripa, há igrejas (católicas) muito requisitadas, como por exemplo, a Igreja Nossa Senhora das Necessidades em Santo Antonio de Lisboa - é lindaaaaaaa, adoro ela!!!!! foi construida em 1755 e já foi até visitado por D. Pedro II, além de ser quase de frente para o mar. Mas para casar aqui, têm que agendar com pelo menos 1 ano de antecedência, e se vc já tem aquela data certa, é melhor agendar antes ainda, (isso não é nenhuma estatística oficial, é experiência própria!!!!!). Outras bem fofas e no mesmo estilo, é a Imaculada Conceição da Lagoa da Conceição e a do Ribeirão da Ilha (que infelizmente está interditada).
E as igrejas (católicas) tradicionais como da Agrônomica (essa é ótima para o verão, pq tem ar-condicionado), da Capela da Polícia Militar e... muitas outras!!!!!!!!!!!! Fale a pena entra no site da Arquidiocese de Floripa e ver a que está mais perto de vc ou sei lá, conhecer outras!!!!!!!!

Ah, eu não sou nenhuma beata que vive na Igreja não... Fiquei sabendo desses detalhes foi pesquisando e telefonando muuuuuuito. Ainda bem, que sempre encontramos pessoas queridas que estão dispostas a nos ajudar.


Porquê do BLOG?


ATENÇÃO NOIVAS

Vai casar e não sabe por onde começar a se organizar?
Está perdida com tantas idéias e informações?
Então pode ficar tranquila, porque aqui é o lugar onde boa parte de seus problemas irão se resolver.

Quando você se dá conta que DEVE iniciar os preparativos para o casamento e não tem muita, ou nenhuma, noção de profissionais, de valores, de qualidade... Aí complica muito!
Principalmente, como no meu caso, morando a pouco tempo na cidade e ainda para ajudar, os meus pais moram longe. Então, de início já percebi que estava tudo por minha conta.

Sendo assim, a minha proposta é trocar experiência com quem vai casar aqui em Florianópolis/SC e claro, com quem também é de outras cidades e estados, até para termos noção de como anda os preços e podermos comparar o que está muito caro e o que está mais em conta. Já que agora estou mais por dentro do assunto, já começo a me aventurar com palpites e dicas (pq é casamento o dia todo, 24h por dia, praticamente respira casamento).

O Blog surgiu da idéia de montar um espaço com todos os itens que uma noiva precisa. Além do que, uma noiva precisa dividir toda a experiência pela qual ela está passando com outras pessoas!

Achei linda essa foto, peguei no blog de um fotografo aqui de Floripa que realizou esse trabalho com a miss mundo (xic!)